A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, está promovendo gratuitamente a oficina de manicure e pedicure, como parte das ações de autocuidado do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. A iniciativa conta com recursos estaduais da SEDS/SP – Secretaria de Desenvolvimento Social, no âmbito da proteção social básica.
A oficina é ministrada pela experiente manicure Clélia Coelho e beneficia 40 pessoas das três localidades do município: sede, Major Prado e Vicentinópolis. As aulas acontecem em Aracanguá e Vicentinópolis, ampliando o acesso à qualificação para moradores dos distritos.
Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município, Lu Nonato, a iniciativa integra as ações da gestão municipal voltadas à promoção de políticas públicas inclusivas, com foco no desenvolvimento humano e na proteção social. Ela destaca que a oficina faz parte das atividades do PAIF, contribuindo para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ao oferecer não apenas capacitação profissional, mas também valorização pessoal e incentivo à autonomia das participantes. “Ao estimular o autocuidado, a oficina contribui para a geração de renda e a melhoria da autoestima, promovendo inclusão e fortalecendo a confiança das mulheres atendidas”, ressalta a diretora.