O município de Santo Antônio do Aracanguá foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo por seu desempenho de destaque na alfabetização de crianças. A premiação aconteceu nesta terça-feira (25), no Memorial da América Latina, em São Paulo, e reuniu representantes de 470 municípios paulistas que se sobressaíram na Avaliação do Saresp 2024.
Aracanguá recebeu o Prêmio Excelência Educacional, por meio da EMEB Constâncio João da Costa, que atingiu a meta estabelecida no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp). A cerimônia contou com a presença do Prefeito Luís Carlos dos Reis Nonato, da Diretora de Educação Vera B. S. Mantovani e da Articuladora do programa Alfabetiza Juntos SP 2025, Lucelena Ap. B. Pereira Silva, que representaram o município com orgulho.
O reconhecimento é parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que visa fortalecer a alfabetização na idade certa por meio da cooperação entre Estado e municípios. O prêmio utiliza como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), considerando evolução de notas, vulnerabilidade social, tipo de jornada escolar (integral ou parcial), complexidade e tamanho da unidade.
Além disso, a premiação também contemplou os 100 municípios com melhor desempenho na Avaliação de Fluência Leitora, e 72 cidades conquistaram ambos os reconhecimentos.
Em Aracanguá, o mérito da conquista é fruto do trabalho conjunto de toda a rede municipal de ensino. “Representamos o município, mas o prêmio pertence à Equipe Gestora, Equipe Docente e principalmente aos estudantes da EMEB Constâncio João da Costa, que se dedicaram e conseguiram alcançar os resultados esperados”, destacou a equipe do Departamento Municipal de Educação.
Aproveitando a agenda na capital paulista, o prefeito Luís Carlos dos Reis Nonato também esteve no Palácio dos Bandeirantes, onde se reuniu com o Assessor Especial de Atendimento aos Municípios, Carlos Takahashi, para apresentar novas reivindicações com foco em obras e serviços que atendam às demandas da população de Aracanguá.
Durante a visita à capital, também foram protocolados dois ofícios junto à Secretaria Estadual de Turismo. O primeiro solicita a inclusão de Santo Antônio do Aracanguá no projeto de estruturas náuticas, visando o fortalecimento do turismo local, com melhorias na infraestrutura para práticas de lazer e esportes aquáticos. Já o segundo ofício busca apoio estadual para a estruturação das festividades de aniversário da cidade, que acontecem em junho, com o objetivo de oferecer uma celebração à altura da importância histórica e cultural do município.
As ações demonstram o empenho da gestão municipal em fortalecer não apenas a educação, mas também o desenvolvimento turístico, econômico e social de Santo Antônio do Aracanguá, garantindo melhorias concretas e duradouras para sua população.