A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá deu um importante passo rumo à modernização do controle de frequência dos servidores municipais. Em caráter experimental, começou a implantação do sistema de ponto por reconhecimento facial nos departamentos de Saúde e Educação, a fim de trazer mais segurança, transparência e eficiência na gestão do horário de trabalho dos funcionários, além de reduzir custos e impactos ambientais.
De acordo com o Departamento de Administração da prefeitura, até então, o registro de ponto era feito por meio de métodos tradicionais com o relógio de ponto simples. No entanto, esses sistemas estão ultrapassados e sujeitos a inconsistências. O novo modelo, busca eliminar esses problemas, garantindo um controle mais preciso da assiduidade dos servidores e otimizando o fluxo de informações, que agora serão enviadas diretamente para o setor de pessoal, eliminando a necessidade de arquivos físicos.
O novo ponto eletrônico opera por meio de câmeras integradas a um software de reconhecimento facial. Cada funcionário cadastra previamente sua imagem no sistema, e, ao chegar ao local de trabalho, a leitura facial confirma sua identidade e registra o horário de entrada e saída.
Um dos grandes diferenciais da tecnologia é a sua agilidade e praticidade, processando o ponto em poucos segundos, evitando atrasos e filas no momento do registro. A leitura facial também ajuda a evitar erros no registro de ponto e garante um controle mais eficiente da jornada de trabalho, contribuindo para a redução de inconsistências na folha de pagamento, tornando o processo mais transparente.
Além da eficiência no controle de frequência, a implantação do sistema traz benefícios ambientais e operacionais. Com o fim do uso do cartão de ponto de papel, há uma redução no consumo desse material, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Outra vantagem é a eliminação da mão de obra anteriormente destinada à etiquetagem e organização de mais de 700 cartões, liberando servidores para outras atividades e tornando o serviço mais ágil e eficiente.
Nos próximos dias, a prefeitura pretende expandir o uso do sistema para outros setores da administração municipal, focada no compromisso com a modernização dos serviços públicos, sempre buscando aprimorar a eficiência da gestão e a qualidade no atendimento à população.