Semana das Crianças leva diversão e alegria às escolas municipais VOLTAR

Com objetivo de fortalecer os vínculos e a afetividade das crianças no contexto escolar, o município de Santo Antônio do Aracanguá realizou, de 5 a 8 de outubro, por meio do Departamento de Educação e Cultura, a “Semana da Criança” em todas as unidades da rede municipal de ensino.

Para celebrar a data, tradicionalmente comemorada no dia 12 de outubro, a prefeitura mobilizou todas as escolas municipais na organização antecipada de uma semana inteira de atividades desenvolvidas no próprio ambiente escolar, com brincadeiras variadas, como:  futebol de sabão, tobogã, cama elástica, piscina de bolinha, multiparck, touro mecânico, tourada dentre outras atrações, além da distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, refrigerantes, cachorro-quente, doces e outras guloseimas, inclusive, alimentação especial para crianças com intolerância à lactose.

A festança começou logo pela manhã de terça-feira (5), na escola Arnaldo Paulini, do distrito de Major Prado. Na quarta-feira (6), foi a vez da criançada das EMEBs Joana Aparecida Rodrigues e Maria José de Jesus Costa, do distrito de Vicentinópolis. Na quarta-feira (7), a comemoração ficou por conta das escolas, Constâncio João da Costa, Emília Pereira dos Santos Gonçalves e Evaristo Francisco do Nascimento, na sede do município. Já o dia 8, sexta-feira, ficou reservado para outras atividades desenvolvidas por conta de cada escola.

O prefeito Roberto Doná (PSDB) participou das comemorações em Major Prado e Vicentinópolis acompanhado pelo vice-prefeito Diassis, que o representou nas escolas de Aracanguá em virtude de sua viagem a São Paulo, nesta quinta-feira, 7. Segundo o prefeito, toda a mobilização teve como objetivo, propiciar às crianças uma semana recheada de brincadeiras que pudessem trazer ao ambiente escolar mais alegria, diante de tanto sacrifício durante o período de pandemia. “Nossas crianças merecem comemorar o dia delas com muitas brincadeiras e alegria, pois sofreram demais com o isolamento causado pela pandemia e foram impedidas de vivenciar diversas atividades e interações que contribuem para o seu desenvolvimento dentro da escola”, afirmou o prefeito.

Para a Diretora do Departamento de Educação e Cultura, Adriana da Silva Bacchiega, a ação realizada em conjunto com as equipes gestoras das unidades escolares, não só tem como objetivo promover as interações entre as crianças, mas também uma oportunidade a mais de acolhida da forma como elas merecem.

Segundo Adriana a Semana da Criança foi preparada com muito carinho e sensibilidade. “Tão importante quanto ver nossas crianças felizes é vê-las protegidas, por isso, tudo foi organizado com muito cuidado respeitando as orientações dos protocolos sanitários”, destaca a diretora. “Muitas de nossas crianças tiveram perdas irreparáveis e além de outras dificuldades, por isso tenho certeza que esse momento será inesquecível e significativo para elas, pois tudo que é feito com amor e respeito fica na nossa memória”, concluiu.