Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 12:00h - 13:00 às 17:00h    Acesso ao sistema
Prefeitura Sarutaiá
(18) 3639-9000

Saúde passa a oferecer exames de Mapa e Holter VOLTAR

O Departamento de Saúde da prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá passou a oferecer aos moradores, os serviços de Mapa (Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter (usado para a monitorização da atividade elétrica do coração). Os equipamentos já estão à disposição da população, desde a última quinta-feira(19), para a realização de dois dos mais indicados exames para o diagnóstico de diversas doenças cardíacas que, na região, só estão disponíveis pelo SUS no AME ou na rede particular.

Os exames serão executados pelo médico cardiologista Bruno Marolato Danilucci, que fez uma parceria com o município para consolidar os serviços que representam um investimento em torno de R$ 7 mil, com recursos próprios do município, para a realização de cerca de 60 exames mensais, entre Holter e Mapa 24h, de acordo com a demanda de cada especialidade.

De acordo com a direção do Departamento de Saúde, atualmente cerca de 200 pacientes, alguns deles desde 2019, aguardam na fila para a realização dos exames pelo SUS, disponíveis em Araçatuba apenas no AME e que, agora, passam a contar com o serviço no próprio município com mais conforto e agilidade.

Segundo a direção da saúde, serão disponibilizados diariamente, dois equipamentos de Mapa e um de Holter, que serão instalados nos pacientes que voltam posteriormente para a retirada dos aparelhos. O monitoramento é de 24h.

Segundo o cardiologista responsável pelos exames, a ideia foi levada à diretora de Saúde, Valdete Aparecida Miguel e ao prefeito Roberto Doná, que prontamente endossaram a iniciativa, a fim de evitar que pacientes aguardem meses ou até anos na fila para a realização do exame. Além da agilidade, segundo ele, outro fator positivo é a economia com viagens de veículos da saúde no deslocamento de pacientes a outros centros especializados para a instalação dos aparelhos.

Dr. Bruno explica que o Mapa é usado para a aferição da pressão arterial de forma mais fidedigna e, enquanto a aferição da pressão arterial no consultório ou domicílio verifica apenas a pressão sanguínea momentânea, o Mapa fica instalado no paciente por 24 horas e consegue acompanhar as oscilações durante o dia e a noite.

Segundo o profissional, o equipamento é muito usado em pacientes para diagnóstico de hipertensão arterial e também é recomendado para reajuste medicamentoso e monitoramento da pressão arterial.

Sobre o Holter, o especialista esclarece que, assim como o Mapa, também é um equipamento portátil, permanecendo instalado no paciente por um período de 24 horas para monitorar a atividade elétrica do coração, indicado para diagnosticar diversas arritmias cardíacas.