Santo Antônio do Aracanguá é pioneira em Atendimento Educacional Especializado (AEE) VOLTAR

Com uma grande equipe multidisciplinar, em cumprimento à lei de inclusão, o município de Santo Antônio do Aracanguá, por meio do Departamento de Educação e Cultura, tem realizado um importante trabalho com crianças que precisam de atendimento especializado nas escolas municipais.

De acordo com o Departamento Municipal de Educação e Cultura, uma das grandes dificuldades que vem prejudicando as crianças e jovens, tem sido os problemas emocionais, que geram consequências principalmente nos estudos. Atualmente as crianças laudadas com autismo, deficiência física e intelectual, síndromes, transtornos, e com distúrbios emocionais, contam com atendimento especializado psicopedagógico e neuropsicopedagógico dentro das escolas, com os profissionais indicados, e também em parceria com o Departamento de Saúde e Departamento Social, as famílias recebem o encaminhamento necessário, direcionando-os para profissionais desses departamentos.

A equipe multidisciplinar, que fica dentro das escolas, tem hoje os profissionais: Coordenador da inclusão, neuropsicopedagogo, psicopedagogo, professor especializado de AEE, psicóloga, assistente social e auxiliares especializados.

As profissionais também fazem atividades nas salas de aula com a turma toda, sobre temas pertinentes aos alunos, como bullying, convívio amigável, empatia, respeito, entre outros.