Município conquista prêmio Cidades Excelentes na categoria Educação VOLTAR

O município de Santo Antônio do Aracanguá foi o grande vencedor estadual na categoria Educação entre as cidades com até 30 mil habitantes, na quarta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, que foi entregue no último sábado (8), na sede do Grupo Bandeirantes, no Estúdio João Jorge Saad, na capital paulista.

A gestão municipal foi reconhecida com base da avaliação dos indicadores relacionados à educação, como o desempenho dos alunos, a qualificação dos professores e a infraestrutura escolar. Após essa análise, chegou-se à nota final superando os municípios de Eliziário e Águas de São Pedro, selecionados entre as cidades paulistas com até 30 mil habitantes para a disputa do prêmio com Aracanguá.

O prêmio é uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila e analisou o desempenho das 5.570 cidades brasileiras nos últimos quatro anos, com o objetivo de valorizar e estimular as boas práticas da administração pública. No total, foram avaliados 72 indicadores em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar.

Em julho, a Band realizará o evento de premiação nacional, que reunirá os melhores índices de cada estado. Transmitido, nacionalmente, o evento reúne as principais lideranças públicas do Brasil.

O Instituto Áquila é um dos principais instrumentos de consultoria em gestão pública do Brasil, com metodologia de análise reconhecida internacionalmente, atuando no sentido de aprimorar a qualidade das administrações públicas do país.

As cidades premiadas foram aquelas que conquistaram o melhor crescimento nas notas desde o lançamento da premiação, em 2021. O evento contou com a apresentação dos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino. Para rever, assista no Bandplay e no Canal Band Jornalismono YouTube. No dia 29 de junho, haverá exibição na TV aberta.