Educação de Aracanguá é destaque nacional no Prêmio Band Cidades Excelentes VOLTAR

A evolução da gestão administrativa de Santo Antônio do Aracanguá foi reconhecida com o 1º lugar, entre as três cidades finalistas do país com menos de 30 mil habitantes, na etapa nacional do ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’ 2024, no pilar Educação, realizada na noite de segunda-feira (1) no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília-DF.

O município disputou o prêmio com os municípios de Irineópolis – SC e São Geraldo – MG. As cidades premiadas foram aquelas que apresentaram maior evolução entre 2021 e 2024 no preparo dos professores e outros projetos pautados pelas necessidades dos alunos.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros, incentivando os prefeitos a melhorar os indicadores das cidades que administram.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. A localidade que recebe mais de 80 pontos é avaliada como excelente.