Distrito de Vicentinópolis comemora 110 anos de história VOLTAR

A comunidade do distrito de Vicentinópolis, pertencente a Santo Antônio do Aracanguá, celebrou, no último sábado (6), dia do padroeiro Senhor Bom Jesus, 110 anos de história, com quermesse, atividades religiosas, além de baile na praça e apresentações culturais promovidas pela prefeitura.

As comemorações começaram durante a semana, com celebrações religiosas organizadas pelas pastorais e movimentos da igreja local, sob a orientação do pároco, Pe. Carlos Enrique Santos da Silva. No sábado, dia 6, a programação começou pela manhã, com a presença dos representantes da cidade que puderam acompanhar as diversas apresentações culturais envolvendo as escolas do distrito, incluindo uma homenagem ao prefeito Roberto Doná por ser o primeiro chefe do executivo morador de Vicentinópolis. Logo após, um grande bolo para comemorar a data foi servido a todos os presentes.

A festa continuou a noite com missa em louvor ao padroeiro celebrada às 19h, seguida pela primeira noite de quermesse organizada pelo conselho administrativo e, para fechar a noite, um baile com a banda OZ promovido pela prefeitura, animou a praça do distrito com muita música e alegria ao público presente.

A agenda festiva continua nos próximos finais de semana, nos dias 13 e 20 de agosto, com a sequência da tradicional quermesse, sempre repleta de deliciosos frangos assados, leitoa recheada, porções, bebidas, doces e muita música ao vivo. O leilão de gado e prendas está previsto para acontecer no dia 28, às 10h.

De acordo com o prefeito Roberto Doná, tudo está sendo organizado com muito carinho, tanto a parte religiosa, quanto a programação festiva preparada pela prefeitura, para realmente deixar marcado esse momento especial na história da comunidade. “É um momento especial vivenciado pela comunidade que colhe os frutos de seus 110 anos de uma história linda baseada na fé e no trabalho de muitas pessoas que ajudaram no desenvolvimento do distrito”, ressaltou o prefeito.

HISTÓRIA - Diante da necessidade de conhecer a formação da Comunidade, o início das suas atividades, a época da sua instalação, os motivos que levaram as famílias a se instalarem em suas imediações e as razões pela escolha do padroeiro, o professor Maurício Camargo, morador do distrito, resolveu levantar dados históricos, através de uma extensa pesquisa em Prefeituras, Cartórios de Registro de Notas e Imóveis e documentos públicos.

A pesquisa foi concluída em 2012 e apontou que não há uma data oficial da fundação da Comunidade, mas documentos comprovaram que o primeiro registro de propriedade em Vicentinópolis ocorreu em 1912, onde há o reconhecimento da área de terras de propriedade da “Igreja Matriz de Vicentinópolis”, a Igreja dedicada ao Senhor Bom Jesus, que, a princípio, era uma Igrejinha de pau a pique. Depois, um prédio de alvenaria que em seguida foi ampliado e, hoje, um novo templo com uma estrutura ampla e moderna, que começou a ser construído em 2012, na ocasião das comemoração dos 100 anos, onde atualmente os fiéis já se reúnem para suas orações. Desde então, 1912 é considerado o ano do nascimento da Comunidade.