Associação dos Pescadores recebe equipamentos para fabricação de gelo VOLTAR

A Associação dos Pescadores de Santo Antônio do Aracanguá, fundada recentemente com o apoio da prefeitura, a fim de fomentar o trabalho da comunidade pesqueira do município, acaba de receber três equipamentos para montar uma fábrica de gelo destinada a atender as necessidades de quem vive da pesca.

A iniciativa, que consiste na aquisição de uma máquina de gelo com capacidade para 50 barras a cada 13 horas, um triturador e uma câmara fria para armazenamento da produção, representa um investimento de R$ 48 mil de recursos próprios do município, que adquiriu o conjunto de equipamentos para cessão de uso da Associação dos Pescadores, como forma de incentivo dentro do plano de ação da prefeitura na geração de emprego e renda.

De acordo com os diretores da Associação, a fábrica de gelo vai oferecer melhores condições de trabalho aos pescadores, que terão a oportunidade de comprar o produto com baixo custo. Segundo eles, os equipamentos foram instalados provisoriamente em um barracão emprestado pelo próprio presidente da Associação, José Lopes, até que a sede da entidade seja construída em uma área já disponibilizada pela prefeitura.

Eles explicam que o gelo representa um alto custo para os pescadores que, a partir de agora, poderão adquirir o produto por um valor mais acessível que será cobrado apenas para cobrir as despesas com o processo de fabricação. “Essa é uma importante conquista para todos nós que vivemos das águas do Rio Tietê. Um apoio fundamental com potencial para impulsionar a economia da cidade, gerando emprego e renda”, avaliam.