Aracanguá supera meta projetada no Ideb 2021 para o ensino municipal VOLTAR

Na última sexta-feira (16), foram divulgados os resultados do Ideb 2021 - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado para medir a qualidade do ensino nacional. Em comparação com 2019, mesmo com os desafios da pandemia da Covid-19, Aracanguá manteve o índice de 6,4 nos anos iniciais, mas obteve um crescimento de 5,4 para 5,8 nos anos finais.
De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o resultado do município ultrapassou não somente o desempenho do Estado de São Paulo, mas também o nacional.
Segundo Ana Paula Malaquias, gestora do Departamento de Educação e Cultura de Aracanguá, o ensino municipal superou a meta estabelecida, que era de 6,0 para os anos iniciais e 5,6 para os anos finais. O município também bateu os dados do Estado de São Paulo (6,3 nos anos iniciais e 5,5 nos anos finais) e do nacional (5,8 nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais).
Adriana Silva Bacchiega, diretora do DEC, admite que a pandemia foi um período desafiador para o setor educacional, mas que o resultado positivo é um marco que vem para coroar a determinação de todos os envolvidos. “Foi pela força de vontade da escola, dos coordenadores, dos professores, da administração, dos pais e dos alunos. Se não fosse o empenho do conjunto, não teria sido possível. Precisamos sempre melhorar, mas isso nos deixa tranquilos com o nosso trabalho, pois apesar de todas as adversidades, sabemos que estamos no caminho certo. Para nós é uma vitória grandiosa e vai ficar na história”, relatou.

Setor de Comunicação – Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá
Sebastião José dos Santos - Jornalista: MTb 31.149