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Aracanguá participa de congressos em busca de estratégias para o avanço da educação pós pandemia VOLTAR

 

A equipe gestora do Departamento de Educação e Cultura de Santo Antônio do Aracanguá e coordenadoras da rede municipal, têm se esforçado para buscar novas estratégias e formas colaborativas, por meio de participação em congressos, que possam contribuir para o avanço e melhoria da Educação do município, levando em conta a necessidade de se planejar as atividades e retomar o aprendizado diante da defasagem de ensino pós pandemia.

Nos dias 28 e 29 de julho, equipe participou do 7° CIENP- Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista - realizado em Votuporanga, com a participação de 65 municípios, que compõem o ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) Noroeste Paulista e a AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), que ofereceu oficinas e minicursos.

Na ocasião, o município foi representado pela diretora de Educação. Adriana da Silva Bacchiega, pelas coordenadoras de ensino, Ana Paula Malaquias Pires e Maria Cristina Matos, e as coordenadoras pedagógicas das escolas da rede municipal: Tertuliana Conceição, Lucelena Aparecida e Daniele Alves.

De acordo com as participantes, o evento trouxe palestras enriquecedoras voltadas à formação continuada dos profissionais da Educação, ministradas pelo escritor e conferencista nacional e internacional, Eduardo Shinyashiki, professor Renato Casagrande e o jornalista Caco Barcellos, agregando conhecimentos, entre outras ações com foco nos desafios educacionais para o momento.

O encontro mais recente com a equipe gestora da Educação, ocorreu de 16 a 19 de agosto, em Brasília, com 9° Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais da Educação, com foco na busca de estratégias colaborativas para o enfrentamento dos desafios na “Nova Educação”, além de socialização com debates e estudos onde foram tratados sobre: valorização dos profissionais da educação; políticas e programas do governo federal; o acolhimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais; critérios para definição dos fatores de ponderação e as condicionalidades no âmbito do Fundeb; o trabalho pedagógico no processo de alfabetização de crianças; formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais; o uso das tecnologias na educação; desafios e demandas para o próximo Plano Nacional de Educação; avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição/recuperação de aprendizagem, além de atendimento individualizado com representantes do MEC.

Segundo Adriana, diretora da Educação, a participação nesses eventos promove a troca de experiências entre redes municipais de ensino e contribui com novos aprendizados, além de destacar o nome de Santo Antônio do Aracanguá em Votuporanga, na capacitação da equipe e, em Brasília, dentre os demais municípios do país, na luta por políticas públicas de melhoria para a educação. “Sabemos que a pandemia deixou uma lacuna na educação mundial e que, segundo as estatísticas, o Brasil foi um dos países que mais tempo ficou com as escolas fechadas” avalia. “Mas, ficar só observando as consequências não nos trará soluções, por isso estamos incansavelmente buscando estratégias colaborativas para essa nova educação, que estamos construindo, onde conhecimentos deverão ser ressignificados e novas metodologias educacionais implantadas”, conclui.

A equipe gestora destacou também, o apoio da prefeitura que não tem medido esforços para promover uma educação de qualidade, com novos investimentos em estruturas, alimentação nutritiva com foco no aprendizado e na diversidade necessária para que os alunos sintam-se motivados em aprender.