Aracanguá conquista 28º lugar no ranking dos municípios do Programa VerdeAzul VOLTAR

Com ações de gestão ambiental realizadas na cidade, Santo Antônio do Aracanguá recebeu no último dia 24, na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o certificado do VerdeAzul - programa do governo do Estado que estimula a execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável - referente a 2021, que assegura ao município o 28º lugar no Ranking Ambiental Paulista, com 87,87 pontos, dentre as 645 cidades do Estado.

Participaram da solenidade na capital, o prefeito Roberto Doná e os vereadores Mael e Sabiá, acompanhados por uma equipe liderada pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente, responsável pelas ações no município.

O diretor do Departamento de Turismo e Meio Ambiente, Marcelo Chibeni, explica que, das 645 cidades do Estado, 557 participaram ativamente da última edição e apenas 78 receberam o certificado, por atingirem nota superior a 80 no programa e que preencheram os requisitos pré-definidos para cada ciclo do PMVA.

Com a pontuação atual, segundo o diretor, a cidade avança da 62ª classificação para a 28ª e alcança a melhor posição dos últimos anos, se consolidando entre as mais eficientes em gestão ambiental, com ações de conscientização, reciclagem de materiais, incentivo ao plantio de árvores e de educação ambiental, dentre outras iniciativas. Com a classificação, o município conseguirá realizar mais convênios com o Estado para receber recursos voltados à gestão ambiental.

Ao comemorar a conquista, o prefeito Roberto Doná destacou que todas as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável foram implementadas pelo próprio Departamento de Meio Ambiente do município em parceria com outros setores da administração, envolvendo desde a Educação até a Ação Social. “Esse é um trabalho sério que gera resultados positivos. A boa classificação no Município VerdeAzul vai garantir verbas estaduais para mais investimentos e aplicação em políticas públicas de defesa do meio ambiente”, avaliou o prefeito.