Fale com a Prefeitura Atendimento das 8:00 às 12:00h - 13:00 às 17:00h
Prefeitura Sarutaiá
(18) 3639-9000

PPA, LDO e LOA

O Planejamento orçamentário estabelecido pela atual Constituição Federal, em seu art. 165, o qual o ente governamental deverá elaborar anualmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), e a cada 4 (quatro) anos, o Plano Plurianual (PPA). Esse Planejamento, principalmente da LDO e do PPA é uma atividade permanente da administração pública que nos dá a direção que o município irá tomar e as metas que são as medições e os parâmetros para a avaliação e adequação dos resultados. O processo de planejamento compreende a escolha de políticas públicas capazes de combater os problemas enfrentados pela sociedade em um ambiente no qual os recursos (financeiros, organizacionais, informacionais e tecnológicos) são limitados.

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, organizados em programas, estruturados em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de (4) quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte, que servirão de base para a elaboração de Lei Orçamentária Anual – L.O.A. Pode-se dizer que a LDO serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA para aquele ano.

Enquanto o PPA é um documento de estratégia, pode-se dizer que a LDO delimita o que é e o que não é possível realizar no ano seguinte.

E para podermos ter maior eficiência na elaboração do Orçamento, precisamos de você para nos direcionar quanto às necessidades de sua rua, bairro ou região, sua informação é muito importante, através delas podemos direcionar melhor os recursos e com isso investirmos melhor em nosso município de maneira Eficiente e Eficaz. Pelo Trabalho Venceremos!!

Para um melhor entendimento de suas necessidades precisamos da colaboração de vocês para responder um questionário.

Na sua opinião qual área da Administração Municipal deve concentrar maiores quantidades de investimentos? Indique até 5 itens.

No seu Entendimento, quais os problemas no seu bairro? Indique até 05 itens.

No período de 2022 a 2025, quais obras ou Serviços Públicos seriam importantes para o seu Bairro e para o Município? Indique até 5 itens.