Educação e Cultura
 

Aracanguá realiza cursos de educação profissional e tecnológica


O Departamento de Educação e Cultura (DEC) da prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá, em parceria com o Grupo Aralco, Senai e Sest Senat, deram início em Setembro aos cursos técnicos oferecidos pelo governo federal, através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

De acordo com o DEC, os cursos são de Eletricista Automotivo, Operador de Guincho Munck e Motorista de Transporte de Cargas, com vagas preenchidas por funcionários da Usina Aralco e pessoas do município. Os cursos são ministrados por professores e instrutores capacitados e oferecidos nos períodos da manhã, tarde e noite.

No dia 16 de Setembro, o curso de Eletricista Automotivo, deu início no Anfiteatro da Escola Alice Couto Moraes, com duas turmas (tarde e noite) de 16 alunos cada.

De acordo com o professor de eletroeletrônica veicular do Senai, Daniel Fontes, as aulas são compostas entre teoria e prática. “Os alunos utilizam vários recursos nas aulas, como equipamento de proteção individual (EPI), ferramentas, equipamentos, instrumentos, veículos, painel didático, ordem de serviço, esquema elétrico e literatura técnica.”

Diagnosticar e reparar problemas elétricos são uma parte do trabalho de um eletricista automotivo. “Os nossos alunos sairão aptos a trabalharem com automotivos, mecânica leve e pesada, inclusive na parte agrícola.” Destaca Fontes.


Dia do Folclore é marcado por apresentações culturais em Aracanguá


Em comemoração ao Dia do Folclore, a prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá ofereceu no último final de semana (24 e 25 de agosto), por meio da Divisão Municipal de Cultura, diversas atividades culturais na praça central da sede do município.

Ao som de Saudade da Minha Terra, Chalana, Menino da Porteira, entre outros clássicos da música caipira, a Orquestra Popular Caipira, de Ilha Solteira (OPISA) que veio ao município com o apoio da Organização Social de Cultura e Arte “Abaçai” e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, subiu ao palco no sábado à noite e levou o público a uma viagem ao passado.  

De acordo com os organizadores, o objetivo é valorizar e dar continuidade às culturas tradicionais e proporcionar momentos agradáveis à população do município, com o resgate da boa música de raiz.

No domingo (25), as atividades continuaram com o 1º Domingo Cultural. Crianças das escolas municipais de Aracanguá e dos distritos de Vicentinópolis e Major Prado, se reuniram na Praça Central para apresentações folclóricas e muita diversão com o projeto Centopéia Cultural (ônibus equipado com brinquedos e diversas atividades culturais).


Estudantes apresentaram danças folclóricas


Alunos de Aracanguá participam de encontro sobre Direitos Humanos da Criança e do Adolescente


Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Santo Antônio do Aracanguá-SP, participaram no dia 14 de Agosto, do Encontro Lúdico Regional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Após serem nomeados como “delegados” na fase municipal, os participantes estiveram na cidade de Araçatuba onde passaram por mais uma etapa do encontro.

O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista) e teve como discussão vários temas como: Violência, Meio Ambiente e Diversidade Cultural. O município foi representado por nove alunos, sendo eles: Hugo Prudente Oliveira Santos, da Escola Alice Couto Moraes, de Aracanguá e Rayane Evelin Venancio Martins, Lisciomara Lacerda de Souza, Maiara de Almeida Santussi, Jhonata Evair Salustiano Silva, Kaisla Mariane dos Santos, Paola da Silva Mantovani, Monalisa Venancio Leite e Miriã Cristina Ribeiro Silva, representando a Escola Maria José de Jesus Costa, do distrito de Vicentinópolis.

“Nossos adolescentes deram um show de conhecimento, os alunos fizeram parte dos debates de todos os temas e mostraram que realmente sabiam o que estavam falando”, destaca o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nilton Cesar Cardoso.

Estiveram presentes na reunião, estudantes das cidades de Araçatuba, Birigui, Barbosa, Nova Castilho, Guararapes, Santópolis do Aguapei, General Salgado e Murutinga do Sul, mas os destaques foram para as alunas de Vicentinópolis Rayane Venâncio, eleita delegada na categoria Criança e Lisciomara de Souza e Miriã Silva, nomeadas na categoria Adolescente. O próximo encontro será em Águas de Lindóia-SP onde os eleitos participarão da etapa Estadual.



Vicentinópolis cria projeto para fortalecer o papel da família na escola

Com o propósito de intensificar o papel da família no âmbito escolar, a Escola Municipal de Ensino Básico, Maria José de Jesus Costa, do distrito de Vicentinópolis, pertencente a Santo Antônio do Aracanguá, organizou no dia 09 de Agosto, um evento em homenagem aos pais.

O encontro, segundo os organizadores, foi a primeira etapa do projeto “Escola de Pais”, onde os pais de alunos serão atendidos na escola por meio de atividades dinâmicas, filmes, reuniões e encontros, visando fortalecer o papel da família na escola, na comunidade e diante de Deus.

 “O objetivo do segundo semestre é trazer a família para participar da vida escolar de seu filho, por isso o nosso primeiro passo foi oferecer na confraternização do Dia dos Pais o filme ‘Corajosos’”, explicou o professor Fabrício Mantovani, idealizador do projeto.

O filme exibido conta a história de cinco homens que decidiram mudar as suas vidas depois de passar por algumas dificuldades familiares, como a perda de uma filha e o desemprego. A emoção tomou conta dos pais presentes pelo desfecho da bela lição de vida mostrada no filme.

O evento terminou com uma confraternização no pátio da escola onde professores e pais de alunos compartilharam os propósitos da escola para o segundo semestre.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aracanguá - by CPWM-Comunicação