Vigilância Sanitária intensifica ações contra o Aedes aegypti VOLTAR

A Vigilância Sanitária de Santo Antônio do Aracanguá promoveu, nesta quarta-feira, dia 24, o serviço de nebulização mais conhecido como fumacê, que consiste em uma nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências da cidade e dos distritos de Major Prado e Vicentinópolis, a fim de combater o mosquito Aedes aegypti no município.

De acordo com o Departamento de Saúde, além do fumacê, outras ações preventivas e de conscientização também são intensificadas nas três localidades, mesmo com o intenso enfrentamento da pandemia da Covid-19, reforçando as medidas já adotadas pelo serviço de Vigilância Sanitária do município, para combater o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

A Saúde local reforça ainda, que todas as iniciativas exigem a colaboração e cuidados por parte da população, facilitando o acesso dos agentes e evitando recipientes que possam acumular água, onde surgem as larvas. No caso do fumacê, no momento em que o carro passa pela rua, portões, portas e janelas das residências devem sempre ser abertos, para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos que estiverem no local.

DEDETIZAÇÃO

Paralelamente ao serviço de fumacê, a prefeitura também realizou uma operação de dedetização na rede coletora de esgoto e galerias pluviais da cidade, com o objetivo de evitar a proliferação de pragas urbanas como baratas, escorpiões e outros insetos.