Saúde leva atendimento de pediatria ao distrito e Major Prado VOLTAR

O serviço de pediatria ambulatorial criado recentemente pelo Departamento de Saúde de Santo Antônio do Aracanguá, com atendimento na sede e no distrito de Vicentinópolis, também foi estendido ao distrito de Major Prado, a partir do último dia 26.

A Diretora do Departamento de Saúde, Valdete Aparecida Miguel, explica que o projeto visa o cuidado integral das crianças de 0 a 2 anos com marcação direta e, de 2 a 18 anos, caso necessário, os médicos do ESF (Estratégia de Saúde da Família) encaminham para o Ambulatório.

De acordo com a diretora, o programa foi implementado no município em março de 2021, com atendimento na sede e em Vicentinópolis, enquanto as crianças de Major Prado eram trazidas para a UBS de Aracanguá. Segundo ela, a pedido da população do distrito, o prefeito Roberto Doná (PSDB) determinou a expansão do programa, para evitar a locomoção das crianças e facilitar a vida dos moradores, principalmente, aqueles que nao possuem transporte próprio.

Valdete informou que, desde o dia 26 de julho, o serviço já está à disposição da comunidade de Major Prado, todas as segundas-feiras, das 11h30 às 13h. Com a ampliação do ambulatório ao distrito, o atendimento que antes era oferecido em outros dias da semana, passa também para as segundas-feiras, das 8h às 11h, em Aracanguá e das, 14h30 às 18h, em Vicentinópolis.

A profissional contratada para o serviço é médica pediatra, Ariane Arakak, graduada em medicina pela Universidade Camilo Castelo Branco, residência em pediatria pela Santa Casa de Araçatuba. Pós-graduada em Nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e Nutrição Materno Infantil pela Abranme (Associação Brasileira de Nutriçao Materno Infantil).

O projeto, segundo o Departamento, é desenvolvido com o apoio de equipes formadas por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem do sistema de saúde do município, e consiste na realização de atividades de educação permanente com essas equipes, para o desenvolvimento de ações que visem o aprimoramento do cuidado das crianças e adolescentes.

O programa é amplo e visa também a interação de grupos de suporte junto à comunidade, para tratar sobre temas pertinentes, aprimorar, colaborar com o desenvolvimento da rede de cuidado do município e atuar junto às equipes de Saúde da Família, com a realização de projeto terapêutico, gerenciando o cuidado em casos relacionados.

O atendimento é oferecido a crianças de 0 a 2 anos com marcação direta e, de 2 a 18 anos, caso necessário, os médicos do ESF encaminham para o Ambulatório. Todas as consultas são agendadas e os pacientes devem estar no local com no mínimo 15 minutos de antecedência.