Prefeitura firmará convênio para a instalação de parque industrial e aquisição de máquinas VOLTAR

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Aracanguá aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 21, os projetos de autoria do Executivo Municipal, que autorizam a prefeitura a celebrar convênio com a Agência de Fomento Paulista (Desenvolve SP), para operações de créditos no valor de R$1,5 milhão destinadas a obras de infraestrutura para a instalação de um distrito industrial e mais R$400 mil para a aquisição de uma retroescavadeira e uma pá carregadeira.

De acordo com os projetos, a taxa de juros dos financiamentos é de 9,5% ao ano, com um prazo total de 72 meses e um ano de carência, porém o prazo para pagamento só começa a ser contado após a apresentação da área e da aprovação do projeto de infraestrutura.

O prefeito Rodrigo Santana (DEM) informou que a parceria com o programa Desenvolve SP é a grande oportunidade para a instalação do parque, que tem o objetivo de proporcionar melhores condições aos empreendedores locais e atrair novas empresas, para fortalecer a economia e gerar empregos. Segundo ele, o próximo passo será a consolidação do convênio com o governo estadual, para viabilizar os recursos que estão previstos para 2018. Também será feito um levantamento para a escolha da área destinada para a instalação do parque, levando-se em conta a melhor localização para um bom desempenho operacional.

Para o empresário do ramo alimentício, Marcos Pereira, que gera 13 empregos diretos e cerca de 30 indiretos, em sua indústria especializada na produção de comidas a base de milho verde, que funciona num barracão alugado na cidade, o parque industrial vai possibilitar novas oportunidades para quem sempre desejou investir na cidade. “Assim como eu, outros empresários também demonstram plena confiança no potencial do município e na força de trabalho dos moradores, mas não se animam em se instalar aqui pela falta de infraestrutura. Agora a história começa a mudar com a chegada do parque, que vem nos ajudar a criar novos empregos e participar do desenvolvimento da cidade", afirma Pereira.

Outro entusiasta da ideia é o serralheiro Devarci Alexandre Dias, que também paga aluguel para desempenhar suas atividades. Segundo ele, Aracanguá é o lugar ideal para o desenvolvimento de qualquer empresa e a tendência é melhorar ainda mais com a instalação do parque industrial. “Aqui nós temos tudo que precisamos. Apoio do município, um povo trabalhador e agora a oportunidade de contar com um parque industrial para melhorar as nossas condições de trabalho.

Sobre a Agência de Fomento Paulista

De acordo com dados do site da Agência de Fomento Paulista, incentivar o crescimento dos municípios e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população paulista é uma das missões da Desenvolve SP, que promove o desenvolvimento de todo o estado de São Paulo, gerando emprego e renda.
As linhas de financiamento para o setor público oferecem juros baixos e prazos longos para apoiar a administração municipal na realização dos investimentos necessários à infraestrutura da cidade, sem comprometer a saúde financeira do município.

A liberação do crédito para os municípios só acontece após a comprovação da saúde financeira e a capacidade de endividamento das prefeituras, o que ajuda no planejamento e na busca por uma gestão mais eficiente.