Prefeito assina convênios para asfalto, moradias, aquisição de máquinas e infraestrutura de parque industrial VOLTAR

O mês de abril chegou com boas notícias para o município de Santo Antônio do Aracanguá. De São Paulo, no início da semana, o prefeito Rodrigo Santana (Democratas), anunciou a assinatura de convênios a pavimentação de 1 quilômetro do anel viário, obras de infraestrutura para a instalação de um distrito industrial, aquisição de uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, além de 50 novas moradias para a sede do município.

Santana explicou que o convênio destinado a pavimentação asfáltica, firmado por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), prevê a aplicação de R$1 milhão para asfaltar 1 quilômetro do anel viário da cidade, que passa atrás do laticínio, local de trânsito intenso e pesado e que tem causado grandes transtornos aos moradores do Jardim Bela Vista. A obra que atende o município foi incluida no recente pacote de melhorias anunciado pelo governo do estado, que contempla três cidades da região: Andradina, Gastão Vidigal e Santo Antônio do Aracanguá, com investimentos na modernização e recuperação de estradas.

De acordo com o prefeito, também foram celebrados dois convênios com a Agência de Fomento Paulista (Desenvolve SP). Um de R$1,5 milhão destinado a obras de infraestrutura para a instalação de um distrito industrial e, outro de R$400 mil, pela linha de crédito ‘Frota Nova’, para a aquisição de uma retroescavadeira e uma pá carregadeira. Neste caso, o Estado repassa os recursos ao município, por meio de linhas de financiamento destinadas ao setor público, que oferecem juros baixos e prazos longos para apoiar a administração municipal na realização dos investimentos necessários à infraestrutura da cidade, sem comprometer a saúde financeira do município. A taxa de juros dos financiamentos é de 9,5% ao ano, com um prazo total de 72 meses e um ano de carência.

Outra obra importante para o desenvolvimento do município, veio da Secretaria de Estado da Habitação, que consolidou a assinatura de convênio com o município para mais 50 moradias em Aracanguá, que serão construídas por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Ainda no setor da habitação, o prefeito tratou com representantes do programa Cidade Legal, sobre a celeridade dos processos de regularização dos lotes do bairro Wenceslau Boracini, que beneficiará 30 famílias no município.

O prefeito esteve também no Centro Paula Souza, acompanhado por representantes da Usina Nova Aralco, em busca da implementação de cursos técnicos profissionalizantes para o município em diferentes modalidades, visando a qualificação profissional e assim proporcionar mais oportunidades de emprego para a nossa população.

O chefe do Executivo de Aracanguá encerrou sua visita à capital, no Palácio dos Bandeirantes, onde acompanhou uma audiência do governador Geraldo Alkmin com o Secretário da Agricultura Arnaldo Jardim, para o ato de assinatura de um decreto que prevê a redução no ICMS, como forma de inventivo à produção de peixe no estado de São Paulo. Segundo o prefeito, a medida beneficiará significativamente o município, já que está em pleno andamento a implantação do projeto de aquicultura, que visa fortalecer as atividades no ramo, aquecendo a economia da cidade e gerando mais emprego e renda.