Município intensifica ações de combate ao Aedes aegypti VOLTAR

Mesmo com enfrentamento ao coronavírus, a Vigilância Sanitária de Santo Antônio do Aracanguá tem intensificado as ações contra o Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Como uma das formas de combate ao mosquito, a Vigilância Sanitária promoveu, na última terça-feira, dia 26, na sede e nos distritos de Major Prado e Vicentinópolis, a pulverização de veneno, popularmente conhecida como fumacê, que consiste em uma nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências.

Segundo a coordenação da Vigilância Sanitária, além do fumacê, a saúde do município tem intensificado os cuidados com relação à proliferação do mosquito nas três localidades, com ações preventivas e de conscientização, como visitas nas residências para monitoramento e retirada de possíveis criadouros, mutirão, entrega de material informativo, além de atividades em unidades escolares antes da pandemia.

A Vigilância Sanitária reforçou ainda que, todas as ações exigem a colaboração e cuidados por parte da população, facilitando o acesso dos agentes e evitando recipientes que possam acumular água. No caso do Fumacê, no momento em que o carro passa pela rua, portões, portas e janelas das residências devem sempre ser abertas, para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos.

A orientação da Vigilância é para que os moradores redobrem os cuidados, já que somente este ano, até o momento, já são 30 casos em Aracanguá, 10 em Major Prado, dois em Vicentinópolis e oito distribuídos nos condomínios localizados às margens do Rio Tietê e suas afluentes.

DEDETIZAÇÃO

Paralelamente ao serviço de fumacê, a prefeitura também realizou uma operação de dedetização na rede coletora de esgoto e galerias pluviais da cidade, com o objetivo de evitar a proliferação de pragas urbanas como baratas, escorpiões e outros insetos.