Melhor Caminho conclui obras de recuperação de estrada em Aracanguá VOLTAR

O Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, concluiu recentemente, em parceria com a prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá, os serviços de recuperação do trecho rural de acesso ao Córrego Lambari, com 8,7 quilômetros de extensão.
A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) e representa um investimento total de mais de R$ 1 milhão no setor, sendo mais de R$ 915 mil do Governo de São Paulo e contrapartida de cerca de R$ 200 mil do município.
A entrega técnica oficial das obras foi feita no local, ao prefeito Rodrigo Santana (DEM) e ao vice-prefeito Roberto Doná (PSDB), pela engenheira agrônoma da Codasp, Priscila Fernanda de Melo Oliveira, que apresentou os serviços que incluem adequação e conservação da área, com serviços de limpeza, quebra de barrancos laterais impediam a drenagem superficial das águas de chuva exigindo constante manutenção pela prefeitura, estrutura para a captação e o armazenamento das águas da chuva, evitando a erosão do solo e intervenções para alargamento, elevação e cascalhamento do leito da estrada.
Durante a entrega, Priscila explanou sobre os objetivos do Melhor Caminho e da importância dos serviços de manutenção para aumentar a vida útil da obra. “O trabalho foi concluído e está perfeitamente dentro dos padrões do Melhor Caminho, que tem o objetivo de melhorar a condição de escoamento da produção agrícola, garantir mobilidade, segurança e conforto aos usuários, zelando sempre pela questão da sustentabilidade ambiental das estradas recuperadas. Agora é só conservar para que o trabalho possa ser o mais duradouro possível”, ressaltou.
Assim como no início das obras, o prefeito Rodrigo Santana voltou a dizer que o Programa Melhor Caminho é uma grande conquista para o município que, além de proporcionar melhores condições para o escoamento da produção local, vai facilitar o acesso a regiões que abrigam chácaras, condomínios de ranchos e também a área onde a prefeitura pretende instalar uma ‘prainha’ nas proximidades do Lambarí. “Toda a comunidade é beneficiada com a conservação das estradas, que facilita o acesso do transporte escolar, saúde e outros serviços. Além de uma importante aliada no escoamento da produção agrícola, a recuperação da estrada estimula também o turismo local”, disse o prefeito.
Santana elogiou as ações da Secretaria visando o desenvolvimento da agropecuária no Estado e no município e também o empenho do deputado Barroz Munhoz (PSDB), que ajudou a intermediar os investimentos. “O secretário Arnaldo Jardim e o deputado Barros Munhoz têm uma participação histórica no progresso do município. Eles fazem um trabalho brilhante e suas ações têm valorizado muito Aracanguá, fomentando o desenvolvimento agrícola, o turismo e outras áreas. Mesmo em momento de dificuldade com a crise econômica, viabilizaram esses recursos tão importantes para a recuperação das nossas estradas”, afirmou o prefeito. Santana destacou também o apoio do seu vice e dos vereadores na busca pelo desenvolvimento do município. “Essa obra é fruto de um trabalho em conjunto com os vereadores e meu vice Roberto Doná, que lutam comigo pelo desenvolvimento da cidade”, ressaltou.