Horta Educativa em Major Prado continua em atividade e ajuda a reforçar a merenda dos alunos em casa VOLTAR

Mesmo com as salas de aulas vazias, a Escola Municipal Arnaldo Paulini, localizada no distrito de Major Prado, pertencente a Santo Antônio do Aracanguá, mantêm o projeto ‘Horta Educativa’ implementado há mais de três anos na unidade e que ajuda a reforçar a qualidade da merenda escolar dos estudantes, que participam das aulas em casa de forma remota devido à pandemia.

A professora Ana Paula Sangalli Costa dos Santos, responsável pela coordenação do projeto na escola, explica que iniciativa é considerada uma importante aliada no fortalecimento do trabalho educacional e estimula a alimentação saudável dos alunos, mas, durante a pandemia, os produtos fresquinhos deixaram de ser plantados e colhidos pelos próprios alunos, que tiveram as aulas presenciais suspensas e estudam em casa pela internet.

Segundo a professora, diante da ausência dos estudantes, a equipe escolar se encarregou de manter o projeto de forma reduzida e continuou com o cultivo das hortaliças que antes eram distribuídas para todas as escolas do município e, agora, passou a beneficiar somente os alunos do distrito.

Ana ressalta que aguarda ansiosamente o retorno das aulas presenciais, para que os alunos voltem a participar do programa que é voltado para crianças da pré-escola (a partir dos quatro anos) até o 4º ano do ensino fundamental, visando ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural, via horticultura. “Sentimos muito a falta dos alunos durante o cultivo, desde o plantio das mudas até a colheita. Não vejo a hora de tudo isso voltar ao normal”, lamenta.

O programa foi implementado no município em 2017, pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Departamento de Educação e Cultura, por meio de convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Em visita à unidade no inicio da semana, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Márcia Regina Doná, participou da colheita de várias espécies de hortaliças que já estão sendo distribuídas aos alunos. Os produtos são retirados pelos pais na própria escola de forma individual a fim de evitar aglomeração.