Fumacê reforça combate ao mosquito Aedes aegypti VOLTAR

A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá intensificou nos últimos dias, na sede e nos distritos de Vicentinópolis e Major Prado, as ações da Vigilância Sanitária, a fim de combater o mosquito Aedes aegypti no município, por meio do serviço de nebulização, mais conhecido como fumacê.

Segundo o diretor do departamento de Saúde, José Deli dos Santos, o serviço de fumacê, contou com dois veículos de uma empresa especializada contratada pela prefeitura, que percorreram, na tarde desta quinta-feira, dia 11, as ruas das três localidades para a aplicação do inseticida, reforçando as medidas já adotadas pelo serviço de Vigilância Sanitária do município, para combater o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Segundo ele, entre as ações estão também as visitas de agentes que percorrem as casas diariamente para conscientizar a população para evitar água parada, arrastões para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da pulverização de inseticida pelas ruas e residências feita com equipamentos da própria vigilância sanitária, na tentativa de matar o mosquito e evitar que as pessoas contraiam as doenças.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, a ação do fumacê é rápida, porém o veneno mata apenas os mosquitos que estiverem voando no momento em que o produto é usado, por isso, a população não deve se sentir completamente tranquila depois que a nebulização é aplicada. Ainda é preciso tomar cuidado com os criadouros, onde surgem as larvas. A recomendação é que, quando o fumacê passar pela rua, os moradores devem deixar portas e janelas abertas para que o veneno entre nos cômodos e possa atingir o mosquito que esteja no local.