Educação municipal oferece curso de formação às equipes de direção das escolas VOLTAR

Com o tema "Gestão Educacional Estratégica em Tempos de Pandemia”, o Departamento de Educação e Cultura (DEC) de Santo Antônio do Aracanguá iniciou, no último dia 22 de março, um curso teórico prático de 40 horas destinado aos diretores, coordenadores pedagógicos das escolas municipais e equipe gestora da Educação, visando uma profunda reflexão referente à gestão escolar em seus aspectos pedagógicos e administrativos.

De acordo a Coordenadora Geral de Ensino, Ana Paula Malaquias Pires, o curso, ministrado pelos pesquisadores internacionais, professora Maristela Castro e professor doutor Adelar Hengemühle, possui 40 horas de duração, está dividido em cinco módulos e ocorre de forma remota, desde o dia 22 de março, com aulas na plataforma de estudo e uma aula ao vivo online para cada módulo, com a primeira aula realizada nesta sexta-feira, dia 26, das 9h30 às 10h30. Devido ao agravamento da pandemia, os gestores estão em home office e participarão das aulas de suas residências, para segurança de todos.

Ana Paula ressalta que a formação vem ao encontro das necessidades das direções neste período de pandemia, onde todos precisam se readaptar aos novos cenários. “Essa realidade exige uma inovadora atitude das lideranças escolares, coordenando esforços coletivos, para superar os desafios impostos. Temos agora a grande oportunidade de trabalhar a cooperação na qual novamente escola, família e sociedade precisam dar-se as mãos”, enfatizou.

Segundo a coordenadora, é momento também de rever a forma de planejar para iluminar os caminhos até aonde se deseja chegar e como se chegará nesse lugar. Ela explica que, com o início do ano letivo na modalidade remota os gestores precisam clarear como orientar os professores na elaboração das suas aulas e dos planos de aula para que os pais e os estudantes possam ter claro como proceder em casa nos estudos, sem a presença física dos professores. “Essa formação é muito bem-vinda e temos a certeza de que irá contribuir em muito para fortalecer a qualidade da educação no município”, conclui.