Barreira sanitária na entrada da cidade é mais uma arma contra o coronavírus VOLTAR

A luta contra a Covid-19, tem sido intensa em Santo Antônio do Aracanguá, que implementou, na manhã desta quarta-feira, 10, os serviços de bloqueio e monitoramento na entrada da cidade, aliados a outras iniciativas, conforme decreto municipal, para evitar o aumento de contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o Departamento de Saúde, o serviço será intensificado até sábado, dia 13, das 6h às 22h, e, no domingo, das 6h às 18h, por conta do feriado prolongado, já que o município oferece forte potencial turístico e recebe muitos visitantes, com destino aos vários condomínios localizados às margens do Rio Tietê e suas afluentes, elevando para quase o dobro a população flutuante nestas ocasiões.

A medida conta com o apoio de outros departamentos da prefeitura e faz parte do plano de ação da Saúde do município, a fim de combater a disseminação do novo coronavírus.

No bloqueio, profissionais da saúde e equipe de apoio, orientam motoristas e passageiros de veículos com placas de outras cidades, com a distribuição de material informativo sobre as medidas de prevenção e máscaras para aqueles que não têm.

Além disso, os agentes desinfetam os pneus dos veículos e verificam a temperatura dos ocupantes, a fim de identificar uma forma mais precoce dos sintomas e evitar a proliferação do coronavírus no município. Na abordagem, os motoristas são questionados sobre os motivos pelos quais precisam adentrar na cidade, deixam o nome e a localidade de origem registrada.

Casos

De acordo com o último boletim divulgado pelo Departamento de Saúde, na noite desta quarta-feira, 10, o município tem hoje 22 casos de contaminação pelo Coronavírus confirmados, três suspeitos e oito curados. 22 seguem monitorados com síndrome gripal e 36 tiveram alta do monitoramento.

O caso mais grave no município, com diagnostico confirmado de covid-19, após exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, é o do prefeito Rodrigo Santana, que segue internado desde o dia 2 de junho, na UTI do Hospital Unimed Araçatuba e continua intubado e em ventilação mecânica.