Banda Municipal de Aracanguá é campeã em Minas Gerais VOLTAR

O município de Ibiraci, localizado no sul de Minas Gerais, foi palco de mais um título conquistado pela Banda Municipal de Santo de Santo Antônio do Aracanguá, no último fim de semana, no 3º Campeonato Mineiro de Bandas e Fanfarras, organizando pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Minas (FFABEMG).

De acordo com o responsável pelo setor de Cultura do município, Carlos Eduardo de Souza Coutinho, mais conhecido como Catita, a Banda de Aracanguá competiu na categoria geral com outras bandas, com a maior nota do dia em duas modalidades: Banda de Percussão (quesitos Copo Musical, Baliza e Mór) e Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos (Corpo Musical, Baliza, Mór e Corpo Coreográfico). “Competimos com bandas marciais e fanfarras de vários estados e demos show à parte. Os mineiros aplaudiram de pé a nossa apresentação que durou cerca de 20 minutos, ao ouvirem interpretações de várias canções conhecidas do público’, ressaltou Coutinho.

A Banda Municipal de Aracanguá, regida pelos maestros André Luiz e Gustavo Junior, foi fundada em junho de 2018 e, com pouco mais de um ano de existência, já é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Atualmente com 74 integrantes, o grupo realiza apresentações em toda a região em ocasiões festivas a convite de outras cidades.

O primeiro título foi conquistado na cidade de Cordeirópolis/SP (126 km da capital), onde foi campeã do 11º Encontro de Fanfarras e Bandas (Confaban), em junho de 2019.

Entre as mais recentes apresentações, está a participação no Palco Culturando 2019, na 64ª edição da Festa do Peão de Barretos, considerada uma das principais atrações da festa com a finalidade de promover a diversidade cultural, com a participação de artistas do Brasil inteiro no maior palco da pluralidade cultural brasileira.