Aracanguá supera meta estabelecida pelo Ideb para o ensino municipal VOLTAR

Dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, divulgados nesta segunda-feira, 03, revelam o avanço na qualidade do ensino em Santo Antônio do Aracanguá. O município apresentou um crescimento de 6,5 em 2015, para 6,7 em 2017 no 5º ano, e de, 5,3 em 2015, para 5,8 em 2017 no 9º ano. Segundo as informações do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), o resultado positivo do município supera os dados do Estado de São Paulo e também os nacionais.

De acordo com o DEC - Departamento de Educação e Cultura -  de Aracanguá, a rede municipal de ensino ultrapassou a meta projetada pelo MEC para o ano de 2021, que seria 6,6 para o 5º ano e 5,3 para o 9º ano. Superou também os índices do Estado de São Paulo (6,6 para o 5º ano e 5.3 para o 9º ano) e nacional (5,8 para o 5º ano e 4,7 para o 9º ano).

A saber do resultado, o prefeito Rodrigo Santana (DEM), se reuniu em seu gabinete na prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 5, com as gestoras do DEC, Adriana da Silva Bacchiega e Ana Paula Malaquias Pires, além de todos os diretores e coordenadores das escolas municipais, para comemorar e avaliar o bom desempenho do município no Ideb, o mais importante indicador da educação básica.O resultado positivo é fruto do trabalho de uma equipe dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem, aliado ao nosso compromisso de gestão com investimentos na infraestrutura das escolas, com reformas, manutenção, aquisição de novos equipamentos, uniformes, merenda de qualidade, transporte de graça, dentre outras ações, a fim de qualificar a educação do município”, ressaltou o prefeito. “Mas tudo isso não seria suficiente para uma melhoria tão significativa se não tivéssemos investido nas pessoas, com a formação e capacitação dos nossos profissionais da educação por meio de parcerias que nos ajudam a diagnosticar os problemas e projetos que auxiliam na alfabetização dos nossos alunos”, ressaltou.

A diretora do DEC, Adriana da Silva Bacchiega, endossou as palavras do prefeito e acrescentou que ainda há muito o que fazer, mas que toda a equipe está muito feliz com o avanço e com a sensação de dever cumprido. “Temos uma tarefa muito longa pela frente para continuarmos avançando nos próximos anos. “Sabemos que ele por si só não revela todos os desafios que encontramos no processo de ensino e aprendizagem, mas é uma ferramenta importante para medir os índices e avanços de nossas escolas. Parabéns à todos os professores e equipe gestoras de nossas escolas pelo mérito alcançado. É motivador ver o que o município progrediu em todas as etapas”, destacou.

Sobre o Ideb

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.