Aracanguá confirma primeiro caso de Covid-19 VOLTAR

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus (Covid-19), O Departamento Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aracanguá atualiza diariamente, por meio de boletim, a situação epidemiológica na cidade com números de casos suspeitos, confirmados, descartados, monitorados com síndrome gripal e alta do monitoramento. Porém, na sexta-feira (24), o quadro que apresentava apenas casos monitorados com síndrome gripal, sofreu alteração com a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no município.

Em vídeo gravado para informar a população, assim que o caso foi confirmado, o diretor de Saúde José Deli dos Santos, afirmou que a vítima é uma mulher jovem, moradora na sede do município que estava sendo monitorada e resolveu fazer um exame particular que testou positivo para Covid-19. Segundo ele, o Departamento foi comunicado pelo laboratório, na tarde desta sexta-feira, dia 24.

Ao confirmar o primeiro caso no município, o diretor da Saúde garantiu que a paciente está bem, não desenvolveu a forma grave da doença e está fora de perigo. “Estamos atentos, monitorando outros casos com síndrome gripal que ainda não são considerados suspeitos e temos o compromisso de sempre manter a população informada”, destacou.

O diretor reforçou, ainda, que a população terá todas as informações necessárias e pediu para que todos estejam sempre atentos evitando sair de casa e que continuem tomando os cuidados com a higiene, como lavar as mãos e o rosto com água e sabão, uso de máscaras, distanciamento social, proteger os idosos, dentre outras precauções.

“A epidemia continua e não tem data para terminar, porém as pessoas não precisam entrar em pânico com a notícia. É só manter o hábito higiênico para evitar não só o avanço do coronavírus, mas também outras doenças respiratórias”, ressaltou Santos, acrescentando ainda que, todas as ações e medidas seguidas pelo município estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, diariamente, atualizações continuarão sendo informadas em boletim epidemiológico e que o Departamento de Saúde do município está sempre à disposição para mais informações.

De acordo com último boletim divulgado na noite desta sexta-feira, até o momento, o município não possui nenhum caso suspeito, 1 caso confirmado, 6 casos monitorados com síndrome gripal e três altas do monitoramento.