Alunos recebem kits merenda e café da manhã em casa VOLTAR

O Departamento Municipal de Educação e Cultura de Santo Antônio do Aracanguá iniciou nesta terça-feira (13), a distribuição do 4º Kit Merenda Escolar em Casa e produtos para café da manhã, destinados aos alunos das escolas municipais da sede e dos distritos de Vicentinópolis e Major Prado, a fim de preservar a manutenção nutricional de crianças e adolescentes, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com o Departamento de Educação e Cultura (DEC), a distribuição de alimentos acompanha as determinações do Ministério da Educação, estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para evitar aglomerações, as escolas programaram a entrega dos alimentos para os dias 13, 14 e 15 de julho, das 8h às 16h30, nas próprias unidades escolares em Aracanguá e nos distritos de Major Prado e Vicentinópolis, respeitando todos os protocolos sanitários que incluem normas de higiene, controle da entrada e distanciamento de pessoas.

Ao todo, estão sendo distribuídos 1.476 kits de acordo com cadastro de interesse realizado pelos pais ou responsáveis dos alunos nas escolas das três localidades. Cada kit merenda é composto por: 5kg de arroz, 2kg de açúcar, 1 lata de óleo, 1 extrato de tomate, 1 pacote 400g de biscoito, 1kg de sal, 1 pacote 500g de macarrão, 1 pacote 500g de fubá, 1 pacote 500g de farinha de mandioca, 1kg de feijão e 1kg de carne (bovina, suína ou frango).

Já o kit café da manhã, criado recentemente pela prefeitura com o objetivo de reforçar a alimentação dos estudantes, é composto por 5 pães, 2 litros de leite e 1 litro de iogurte. Para atender alunos que possuem alguma restrição alimentar com intolerância a componentes de algum produto, também foram oferecidos alimentos especiais e sem lactose.

Os dois kits foram elaborados com supervisão e acompanhamento técnico de nutricionista, considerando o índice nutricional dos alunos durante o período em que as aulas estão suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.