Alimentação saudável nas escolas é prioridade no município VOLTAR

A alimentação escolar oferecida no ensino municipal de Santo Antônio do Aracanguá tem recebido constantes melhorias e adequações no cardápio, para que as refeições servidas em todas as escolas sejam saudáveis, equilibradas e saborosas, com os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos estudantes do município.

Para o prefeito Rodrigo Santana (Democratas), A alimentação é um dos fatores mais importantes em qualquer fase da vida e, além de ser um direito fundamental dos alunos, a qualidade na merenda escolar é questão de saúde, primordial para o crescimento e o desenvolvimento de todas as crianças. “Uma alimentação saudável e nutritiva é essencial para o bom desempenho dos nossos alunos no ambiente escolar. Por isso, todo o nosso esforço é para oferecer as condições necessárias para que os nossos alunos tenham uma refeição baseada nas recomendações nutricionais”, destacou a prefeito.

Segundo Santana, além dos constantes investimentos feitos na aquisição de alimentos que garantem a qualidade das refeições nas escolas no município, a prefeitura tem promovido outras ações capazes de introduzir novos alimentos na merenda escolar, incentivando um ambiente de aprendizagem que faça com que os estudantes conheçam e manipulem a produção e também considerem a alimentação como uma atividade educativa, onde todos valorizem o sistema de produção, com informações e conhecimentos relacionados à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

De acordo com o prefeito, o resultado prático de tudo isso veio com o Projeto ‘Horta Educativa’, implementado pela prefeitura em parceria com o governo estadual, na escola municipal Arnaldo Paulini, do distrito de Major Prado, que produz e distribui hortaliças para todas as escolas do município.

O Programa é considerado um importante aliado da merenda escolar, que estimula a alimentação saudável dos alunos e fortalece o trabalho educacional, conforme relata a professora Ana Paula Sangali Costa dos Santos, responsável pela coordenação do projeto. Segundo ela, a iniciativa é voltada para crianças matriculadas nas unidades de ensino, da pré-escola (a partir dos quatro anos) até o 4º ano do ensino fundamental, visando ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural, via horticultura.

Segundo o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), parceiro da prefeitura na iniciativa, o programa é um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, envolvendo itens como saúde, cidadania e qualidade de vida na prevenção da obesidade infantil.